Entrevista: Banda Gaijin Sentai




1 - Como surgiu a banda? Houve muitas formações até chegar nessas dos dias de hoje?
Um Show com Akira Kushida e Hironobu Kageyama nos inspirou a unir duas paixões: O Heavy Metal que já praticávamos com os Animesongs. De lá pra cá, alguns membros saíram, novos entraram, mas as mudanças foram sempre positivas.

2 - Vocês já participaram de muitos eventos no Brasil e no exterior, qual a diferença entre os eventos aqui e os lá de fora?
O público é bem parecido. Os fãs ao redor do mundo são sempre simpáticos, alegres e divertidos. O que muda normalmente são os personagens e produções mais populares. Em Portugal, por exemplo, pouco se conhece sobre Tokusatsu.

3 - Quais bandas, músicos ou adjacentes no mundo do anime a Gaijin Sentai gosta de ouvir?
Shinichi Ishihara, Eizo Sakamoto, Ichiro Mizuki, Horie Mitsuko, dentre outros.

4 - A cultura em nosso país é muito direcionada a certos segmentos ficando de fora dos incentivos os estilos menos tradicionais, o que a banda acha disso? O que poderia ser feito pra mudar?
Não acredito que seja apenas em nosso país. Cada lugar tende a incentivar mais um tipo de manifestação cultural do que outro. Isso me parece natural. Entretanto também acredito que existe espaço pra qualquer vertente que se faça relevante. Portanto a mudança está no próprio produto cultural. As pessoas consomem o que tem vontade, não adianta tentar fazer todo mundo engolir um evento, anime ou mesmo a Gaijin Sentai. Nós trabalhamos naquilo que acreditamos, sempre buscando qualidade (em todos os sentidos), o resto é consequência.

5 - CD novo, repertório novo. Nessa nova fase o que a banda procura? Achar uma identidade entre o autoral e o cover misturado, ou gradativamente passar para o autoral?
Tentamos seguir nossos corações. O repertório é sempre montado com base naquilo que empolga a banda e os fãs. Com o novo CD estamos tendo a grata surpresa de ouvir o público pedir cada vez mais as músicas autorais, e nós estamos entrando na vibe deles (risos)

6 - Tem algum show que foi especial pra vocês? Por que ele foi tão especial?
Todo show é especial em sua singularidade. Cada momento é único. Um sorriso, um olhar de um fã. Sempre subo no palco pensando que o acontecimento que vai se desenrolar só será vivido por quem está ali naquele momento, e por mais ninguém. É realmente muito mágico.

7 - A banda tem algum posicionamento politico? Defende alguma bandeira? Ou ate mesmo alguém é filiado a algum partido politico?
Gostamos muito da frase de Ghandi: "Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo". Eu tenho algumas convicções e me esforço para segui-las. Entretanto, não espero que todos acreditem em todas essas convicções. Faço o que acredito ser o melhor para o mundo e cultivo a esperança de que cada um faça a sua parte.
Metade da banda é vegetariana. Sempre divulgamos informações relativas a essa filosofia, mas não criticamos as pessoas que tem outra visão sobre o assunto. Tentamos promover a mudança dando como exemplo nossas próprias atitudes.

8 - Muitos anos se passaram desde que formaram a banda, dá pra dizer agora que vocês já podem viver da musica? É difícil o musico viver da musica no Brasil?
Não é fácil viver de qualquer coisa em qualquer lugar. Pra ter retorno de qualquer trabalho honesto é preciso muita dedicação, garra e esperança.

9 - Pra quem quer montar uma banda de J-Music no Brasil, qual conselho a Gaijin Sentai poderia dar para que eles tenham sucesso?
Lutem sempre pelos seus sonhos, mas nunca esperem que um anjo vá chegar do céu em uma nave intergaláctica e vai trazer um contrato de uma gravadora, inscrições no Youtube ou uma série de shows. Tudo depende exclusivamente dos seus atos e da sua perseverança.
E o mais importante: Divirtam-se!
  
Agora os fãs da Gaijin Sentai perguntam pra Banda. Preparem-se pras perguntas:

Loki Figueiredo Pergunta: Como foi o processo que tornou a banda a maior no gênero J-Music no Brasil?
Um anjo apareceu em uma nave intergaláctica com um contrato, inscrições no Youtube e uma série shows (risos) É realmente um processo complexo. São muitos acontecimentos, sentimentos, vitórias e derrotas. O destaque que a banda recebeu é resultado de um trabalho honesto, feito com o coração, pensado como arte, não apenas uma busca pelo sucesso e pelo retorno fácil. Quando você ouve o Cd da Gaijin Sentai, ouve uma obra e não apenas um produto. Acho que as pessoas percebem a diferença. O castelo vai se construído sobre um alicerce bem estruturado.
 Rafael Mayuri Pergunta: Qual foi a maior dificuldade da banda no começo em questão de repertório e gostos diferentes, quem liderou isso na banda?
Isso nunca foi realmente um problema. As conversas nesse sentido sempre foram agradáveis e tranquilas. Todos opinam e argumentam. No fim, quem decide é o bom senso.
 Victor Antonio Pergunta: Tem alguma banda inglesa ou Americana, fora do eixo J-Music, que inspira vocês?
Fomos muito inspirados desde a infância por muitas bandas americanas (do norte, do sul e central) e europeias. Fica impossível citar todas, mas as mais marcantes são: Blind Guardian, Helloween, Angra, Sepultura, Rush, Queen, Jethro Tull, Dream Theater, etc.
 Yago Baleiro Pergunta: Quais são os animes preferidos de cada um da banda?
Nordan: Cowboy Bebop
Alexandre: Akira
Jefferson: Death Note
Dani: Princesa Mononoke
Arilson: Cavaleiros do Zodíaco
Kleber: A Viagem de Chihiro

 LKZ Barbiere Pergunta:  Da onde veio a ideia do nome da banda e do visual de vocês?
Quando estávamos desenvolvendo o projeto, Alexandre e Eu morávamos em cidades diferentes. Eu queria usar a palavra “Sentai” (Esquadrão) por conta da influência que as séries de Super Sentai tiveram na criação da banda. Já meu irmão tinha o desejo de usar a expressão “Gaijin” (estrangeiro), por ser um pouco controverso, e por não ter nenhum membro na banda com descendência nipônica. Foi bacana quando percebemos que as duas palavras funcionavam muito bem juntas.Nosso visual é uma síntese de várias séries e animes que gostamos. As principais influências são a franquia Kamen Rider e a ideia das cores vem dos Super Sentai.

Post Relacionados

Entrevista: Banda Gaijin Sentai Grupo Akai Rating: 5 domingo, 23 de junho de 2013

Nenhum comentário: