Entrevista: Irlayne Silveira produtor de Tokusatsus Nacionais



Essa semana a entrevista com Irlayne Silveira, produtor de tokusatsus nacionais, ele fala um pouco sobre seu trabalho e como o Brasil vem tratando esse tipo de cultura pop japonesa desde que sucessos como Jaspion, Changeman e Ultramam passaram nas telinhas brasileiras.



1 - Como surgiu a ideia de fazer heróis nacionais?
Isso já era um sonho de criança, acho que me tornei desenhista por causa disso. Eu queria mesmo era fazer filmes, como não podia, eu fazia quadrinhos.Agora que a tecnologia democratizou bastante, posso contar minhas histórias, já parto do desenho pra ação de uma vez.

2 - Como surgiu a ideia de criar o seu primeiro personagem?
Se for no estilo tokusatsu, foi depois que fiquei influenciado por jaspion. Criei uma história própria, no universo tokusatsu. Se chamava spacecop Toku san, é o primeiro herói da saga cyberbio, é o logo da Hero factory, que é o nome do nosso grupo.


3 - Fale um pouco de como é o processo de produção de um herói nacional.
Na maioria das vezes, é no papel, você cria o herói, a armadura. Depois criamos a história pra ele. Usamos o mesmo método de Shotaro Ishinomori, criador do Kamen rider. Ele fazia vários esboços, depois criava histórias pra eles. Depois vem a parte da modelagem e finalmente , a armadura e fibra de vidro.


4 - O mercado no Brasil pra esse tipo de atividade existe?
Inexistente, estamos lutando pra existir um mercado.


5 - As produções japonesas chegaram com força na extinta TV Manchete, mais recentemente a RedeTv exibiu algo do gênero, e agora será que é o fim? Você acha que ainda tem mais por vim?
O que vier, será lançado em Dvd/blue ray, ou canal fechado, esporadicamente, creio eu. Mas espero que isso mude, o tokusatsu é pouco explorado atualmente, mas dá resultado, é só investir. Olha, acho muito difícil ter um novo Boom do tokusatsu, paramos em power rangers.


6 - Quais as maiores referencias desse gênero no Japão?
Ultraman, domestre do tokusatsu, Eiji Tsuburaya, e Kamen rider, de Shotaro Ishinomori.


7 - Quem quiser participar vocês aceitam novos membros na equipe de vocês?
Sim, os interessados devem ter mais de 18, e disposição pra gravar de armadura nos domingos a tarde, mesmo com sol escaldante.

8 - Quais os próximos projetos de vocês?
Continuar a saga do Robo de resgate XD , recomeçar o Cyberbio, e tem mais projetos, como O Axel Fighter Mx, e um novo Justice Kamen.

Post Relacionados

Entrevista: Irlayne Silveira produtor de Tokusatsus Nacionais Grupo Akai Rating: 5 quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Nenhum comentário: