UOL - Nintendo Wii U X PS4 e Xbox One




Dando uma zapeada pela hora do almoço para saber mais do Nintendo Wii U vi algumas reportagens, no entanto a mais interessante foi essa da UOL, ando meio sem tempo pra criar textos sobre qualquer tema logo só escrevo sobre os temas que realmente não tem como não escrever, pois bem abaixo a reportagem completa do UOL sobre esse assunto.

Com PlayStation 4 e Xbox One chegando no final deste ano, ainda há espaço para o Wii U no mercado de games?
A Nintendo veio forte nesta E3 2013, mostrando "Super Mario 3D World", "Mario Kart 8", "Donkey Kong Country Tropical Freeze", novas versões de "Smash Bros." para Wii U e 3DS e um punhado de outros bons jogos.
Ainda assim, o futuro do videogame é incerto e nebuloso.
Os números contabilizam as duas edições lançadas do aparelho, a Basic, que custa US$ 300, e a Deluxe, que custa US$ 350.Sete meses após o lançamento nos EUA, alguns países da Europa e Japão, o aparelho contabiliza pouco mais de 3 milhões de unidades vendidas pelo mundo, segundo diversos relatórios.
Em comparação, no mesmo período o Xbox 360, o PlayStation 3 e o Wii venderam, respectivamente, cerca de 5 milhões, 4.3 mi e 9.2 mi de unidades.
Aqui no Brasil ele sequer foi lançado oficialmente: prometido para o primeiro semestre deste ano, o console foi adiado e agora a intenção da Nintendo é lançá-lo até o final de 2013, sem qualquer estimativa de preço.
Do jeito que está, corre o risco de o Wii U chegar ao mercado brasileiro até mesmo depois do Xbox One e do PS4 - o primeiro sai em novembro aqui, enquanto o segundo tem lançamento até o fim do ano também.
Para piorar, a boa geração de jogos anunciados pela Nintendo chega acompanhada de poucos títulos de outras produtoras que, em sua maioria, alegam a pequena base de consoles como fator determinante para não produzir para o Wii U.
Só para citar alguns exemplos, "Tomb Raider", "Metal Gear Rising" e "BioShock Infinite" são jogos lançados após a chegada do videogame que saíram para PS3 e X360, plataformas que, em teoria, possuem hardware similar ao Wii U.
Outros, como "PES 2014" e "Battlefield 4", integram um grupo ainda mais preocupante: jogos anunciados depois da chegada do Wii U que sairão para PS3 e X360, mas não no aparelho da Nintendo.
Motores gráficos projetados para os jogos dos próximos anos também não são lá muito amigáveis com o console. Os respectivos responsáveis já falaram que Unreal Engine 4 e Frostbite 3 não funcionarão nele, enquanto outras tecnologias, a exemplo da Fox Engine, da Konami, sequer citam o aparelho como potencial destino.

Suporte de outras fabricantes
Dentre as poucas produtoras third party que acreditam, a de maior destaque é a francesa Ubisoft. A softhouse apoia o console com jogos desde o lançamento - incluindo o bom exclusivo "ZombiU".
Para o final deste ano já estão previstos também "Assassin's Creed IV: Blackflag" e o aguardado "Watch Dogs". Porém, mesmo a Ubisoft exibe certa cautela em relação ao Wii U: originalmente anunciado como exclusivo do videogame, "Rayman Legends" agora terá versões também para PS3, X360 e até o portátil PS Vita.
Ainda assim, a produtora reafirma sua confiança na máquina. Em declaração ao site GamesIndustry, um porta-voz da empresa disse que "como acontece com qualquer console, demora um tempo para ter uma base instalada. Estamos confiantes que a Nintendo tomará as decisões certas para fazer do Wii U um sucesso".

A Warner também tem demonstrado bom suporte ao Wii U, trazendo para o console versões de seus jogos multiplataforma - como o futuro "Batman: Arkham Origins" - e até títulos exclusivos, caso de "Scribblenauts Unmasked".
A Capcom é outra grande fabricante que mostra apoio consistente. A versão em alta definição de "Resident Evil: Revelations" chegou ao Wii U e também estão agendadas versões da coletânea "Dungeons & Dragons: Chronicles of Mystara" e "Ducktales Remastered".
Até mesmo o mascote da empresa, o robô azul Mega Man, será convidado especial nos novos "Smash Bros.".
Como de costume, há um porém: a companhia japonesa já revelou também uma nova engine, de codinome Panta Rhei, confirmada, por ora, apenas para PS4.

Sorte lançada
De qualquer maneira, a Nintendo possui um grande desafio para encarar.
Algo que conta a seu favor é o fato de se tratar de uma situação muito parecida com a que o portátil Nintendo 3DS enfrentou em 2011: com vendas baixas e poucos títulos de expressão, o console virou o jogo após a Nintendo cortar em 30% o preço dele e promover lançamentos constantes de jogos fortes.
Será que o Wii U pode traçar caminho parecido? Por ora, parte dessa lição de casa está sendo feita com o anúncio de vários jogos exclusivos - "Donkey Kong Country Tropical Freeze", "Super Mario 3D World" e "Wonderful 101" são alguns exemplos que aportam nos próximos meses. Se redução no preço e apoio de outras fabricantes virá também, isso só o futuro dirá.


Post Relacionados

UOL - Nintendo Wii U X PS4 e Xbox One Grupo Akai Rating: 5 quinta-feira, 13 de junho de 2013

Nenhum comentário: