Entrevista com Tany Bicampeã do CCB (2011 e 2012)



Em entrevista com nosso blog,Tany Alvarenga atual bicampeã do CCB mostrou muita personalidade e falou de temas como redução da maioridade penal, o nivel cosplay no Brasil e como anda o tratamento de cosplayers Brasil a fora pelos eventos de anime, A nossa campeã é do tipo ame ou odeie com sua personalidade única e com uma cabeça certa do que quer, Tany vai disputar a final do CCB 2013 na condição de bicampeã tentando o tricampeonato. Para não prolongar muito pois a entrevista é grande vai aí logo abaixo a entrevista, espero que gostem:


1 - Tany, você já participo de alguns concursos nacionais cosplay e com isso pode ter contato com cosplayers, qual a visão que os cosplayers tem das competições no Brasil no hoje? Houve evoluções? O que os cosplayers esperam?


Não vou generalizar, pois haverá outros que irão pensar diferente, apenas deixarei meu ponto de vista quanto a isso. Tanto as competições e apresentações que tenho visto e participado percebo que a geração cosplay tem mudado muito. Como assim?? Então, antigamente tínhamos mais dificuldade de montar um cosplay. O tecido era sempre oxford ou cetim por ser mais barato, um arsenal que fosse; era complicado arranjar quem fizesse ou era nós mesmos fazíamos com muito suor e erros,as apresentações eram no “cuspi”, as perucas acabavam sendo aquelas de saquinho e as costureiras, meu deus! Como era complicado. Com o tempo isso foi se tornando de mais fácil acesso devido à procura da maioria com os mesmo desejos.


Nós cosplayers temos a tendência de sempre evoluir procurando ser o mais fiel possível do personagem escolhido, ou seja, o cospobre de hoje pode ser aquele megazord de amanhã. Mas claro que com isso temos as consequências boas e ruins.


Quanto às competições, percebi que antigamente as pessoas se preocupavam em ter uma boa apresentação além de um bom cosplay. Hoje em dia parece que a galera ta meio sem criatividades e capricho, cosplay´s lindos e maravilhosos ou não, com apresentações chatas. Têm sido raras as exceções.


Como disse, hoje é muito mais fácil conseguir algo como um cosplay já pronto, admiro muito aqueles que ainda restam e fazem suas próprias roupas e acessórios, pois cada personagem feito terá aquele toque que mostrará sua personalidade junto, será aquele toque que te diferenciará do restante.


Eu espero que alguns eventos se preocupem mais conosco. Seria de bom grado colocar as dimensões do palco de preferência distante dos instrumentos musicais que costumam ter, informar se terá recursos como luzes e máquina de fumaça, quando tiver disponibilizar o palco um dia antes para ensaio para melhor usufruir deste e não colocar as regras uma semana antes do evento, pelo menos coloquem as regras principais como tempo de apresentação e proibições, um lugar para guarda nossas coisas com segurança e para nós trocar de preferência com espelho e ar condicionado. Mais incentivo!! Não venham com aqueles prêmios de camisa e mangá. Uma coisa simples como medalha e troféu nós deixam bem felizes, além do que e bom ganhar prêmios que valham realmente apena, cosplay pode ser um hobby, mas custa dinheiro adoramos ser bem recompensados pelo nosso esforço e trabalho.


Não acho justo que os eventos cobrem a entrada do cosplayer que irá competir no evento, nós somos atração do evento também, no mínimo uma inscrição online já ajudaria nessa parte para controle, fez inscrição e não participo? E só cortar esse privilegio no caso ter uma lista negra, cosplayers que não se inscreverão online, teriam que pagar a entrada e não poderiam ensaiar um dia antes e nem fazer uso dos recursos adicionais do evento por exemplo. Essas coisinhas simples chamariam a atenção para novos cosplayerse e trazer de volta aqueles que estão desanimados com o nível de evento que tem aparecido. Sei que não são todos os eventos que são assim, mas fica a dica para quem quer fazer um evento ou que já faz um de pequeno médio porte. Não é o que dizem que um cliente satisfeito sempre volta? Funciona do mesmo jeito.


Procurem patrocínio, façam parcerias com outros eventos e tragam coisas novas.





2 - Você é a atual bicampã nacional do CCB-Cruzada Cosplay Brasil, você se sente campeã, acredita estar entre o top do top nacional?


Sou campeã devido ao meu esforço que me recompenso o primeiro lugar duas vezes seguida, posso esta entre os top´s ou o que seja, mas sempre fui eu mesma em todas as situações. Existem outros muitos melhores que estão por vir e que já existem, apenas estou deixando minha marca pra quem sabe me tornar referência para alguém.



3 - Ja participo de alguns eventos Brasil a fora, o que você tem visto de diferente que mais lhe agrada e o que tem visto que menos lhe agrada?


Fora do Brasil infelizmente ainda não. Mas o que vejo fora do Brasil e que o nível cosplay é totalmente diferente!


O que me agrada seria o fato da maioria dos cosplays serem muito bem feitos e cheios de detalhes, enormes, brilhantes e que te fazem pensar, Como diabos isso foi feito?


O que menos me agrada seria o fato das apresentações, acho muito parada e cheia de conversas ou a pessoa nem consegue se mexer direito no carro alegórico que está.


4 - Se você fosse listar os 10 maiores cosplayers da atualidade quem seriam eles na sua opnião?


Vamos valorizar os brasileiros, né?! São todos que na minha opnião fizeram história para o mundo cosplay,Thaís Justin e Vingard, Withico, Ariana Caiado e Bruna Perasci, Jéssica Campos, Gabriel Niemiet, Loren (Lola), Mauricio (Psy) e Mônica. Para o Espírito Santo principalmente Ariana e Bruna com suas conquistas pelo país afora e Fernanda Oliveira pelo 2° lugar no Ycc.


5 - Tem algum cosplay que ainda não fez e que deseja fazer?

Tenho muitos em mente, mas vai depender da minha vontade, tempo e dinheiro pra isso.





6 - Politicamente falando, o que a Tany acha do incentivo que o Brasil dá para eventos de anime e games?


Já é difícil conseguir alguma coisa dos políticos de cada estado, imagine a nível de Brasil. Possuímos outras culturas que todos conhecem como carnaval e futebol onde são gastos bilhões, mesmo com tudo que já conquistamos não veem o interesse de investimento para cultuar coisas novas.


7 - Você é a unica a ter participado de todas as edições do CCB, com isso pode conhecer todos os cosplayers uns mais outros menos, mais pode conhecer todos. Tendo em vista isso se você fosse listar os 10 maiores cosplayers que já passaram pelo CCB colocando em ordem quais seriam?


Infelizmente não vou lembrar de todos os nomes. Vou colocar na categoria individual, André (Andrade, o Grinch), Daniela Uchôa, Mauricio(Somenzari), Mônica ( Somenzari ), Ariana, Bruna, Felipe (kyu), Madimboo (Iury), Coringa (André Matos) e o Crash(Vinicius, vice em 2011).





8 - Você tem algum ídolo no cosplay? Qual é?


Sim, Withico e Yaya Han.





9 - Quais são seus objetivos a nível de cosplay de agora em diante?


Melhorar sempre, tentar competir mais fora e tomar vergonha na cara pra tirar foto descente dos meus cosplayes.





10 - O que você pensa da política no Brasil e se você pudesse mudar uma coisa o que seria?


Resumindo, tem tanta coisa ruim que esconde as boas vamos dizer que falta de tudo e também funciona que nem jurado cosplay, ninguém nunca esta satisfeito com nada. Se eu pudesse mudar uma coisa principalmente seria a diminuição da maioridade e pena de morte para estupradores e assassinos com exceção da autodefesa confirmada, os dois independentes da idade.


Post Relacionados

Entrevista com Tany Bicampeã do CCB (2011 e 2012) Grupo Akai Rating: 5 sábado, 16 de fevereiro de 2013

Nenhum comentário: